A devolução de bandeira de ex-soldado expressa o sentimento de reconciliação entre familiares que mal se conheciam até então
Yosegaki Hinomaru, que em japonês significa bandeira da boa sorte, representava um tradicional presente que o soldado japonês recebia quando era convocado para as campanhas militares do então Império do Japão, principalmente durante a II Guerra Mundial. Yosegaki significa coleção de mensagens, e hinomaru, círculo em torno do sol, de modo que yosegaki hinomaru significa coleção de mensagens em torno do sol. Na bandeira nacional recebida, os familiares e amigos escreviam mensagens curtas expressando ao soldado desejos como de vitória, segurança ou simplesmente boa sorte.
Nos campos de batalha no Pacífico, com a gradual derrota das forças japonesas perante as norte-americanas, as bandeiras da boa sorte frequentemente caíam nas mãos dos soldados americanos, muitas das quais foram guardadas como lembranças ou souvenirs. Mas muitos dos ex-soldados americanos por alguma razão desenvolveram o sentimento de um dia devolver essas bandeiras ou outros objetos capturados aos familiares dos soldados japoneses mortos.
a) OBON SOCIETY: Give Peace a Chance
3 de jul. de 2020
OBON SOCIETY
b) US Vet Returns Japan Flag to Soldier's Family
15 de ago. de 2017
Associated Press
Obon Society e o retorno das bandeiras hinomaru aos familiares
A Obon Society de Oregon é uma organização humanitária fundada pelo casal Rex e Keiko Ziak, dedicada a prover oportunidade de reconciliação entre famílias envolvidas em guerras no passado mediante retorno de objetos pessoais capturados e guardados durante as operações de guerra. Entre esses objetos pessoais destacavam-se fotos, documentos, diários, espadas, mas principalmente os célebres Yosegaki Hinomaru.
A fundação da Obon Society foi motivada pela própria experiência pessoal da Keiko, que em 2007 teve a bandeira hinomaru carregada pelo seu avô, considerado desaparecido em Birmânia, retornada à sua família. Na época a bandeira estava em mãos de um colecionador no Canadá, a qual foi trazida a Tokyo e deixada na recepção de um hotel, o qual após 1 ano de procura, conseguir localizar e devolver à sua família. Ao receber a bandeira, a mãe da Keiko expressou o sentimento de que finalmente o espírito do seu pai, por intermédio da bandeira, tinha retornado ao seu lar.
Em 2015, 70 anos após o fim da II Guerra Mundial, o trabalho da Obon Society foi reconhecido pelo governo japonês como um importante instrumento de reconciliação e entendimento mútuos e de amizade entre os EUA e o Japão. Assim, em agosto de 2017, tinham retornado 108 bandeiras e mais de 295 estavam em processo ou em tentativa de devolução.
O retorno da bandeira por Marvin Strombo à família Yasue em 2017
Entre as devoluções exitosas, destaca-se a história do veterano soldado americano do US Marine Marvin Strombo. Em agosto de 2017, aos 93 anos, ele se tornou o primeiro veterano americano da guerra a devolver pessoalmente uma bandeira Yosegaki Hinomaru à uma família japonesa, no caso aos 3 irmãos de Sadao Yasue, oficial japonês morto em 1944 na Batalha de Saipan. Assim, 73 anos depois, finalmente a bandeira voltou ao seio da família Yasue, em uma cerimônia emocionante na vila de Higashi-Ishirakawa no Japão, em que se manifestou um verdadeiro sentimento de reconciliação entre os familiares que mal se conheciam até então.
Esse ato simples mas altamente simbólico parece indicar como as guerras, em último caso, são desencadeadas por líderes de governos, as quais acabam provocando verdadeiras tragédias humanas, muitas vezes, sem que as pessoas envolvidas tenham plena consciência das reais razões para o desencadeamento de conflitos armados nessas proporções entre países, povos e civilizações. É um verdadeiro apelo emocionante para que a guerra seja evitada até o último recurso.
Shoji