Como iniciativa da dupla as sacolas plásticas foram banidas de Bali a
partir de junho de 2019 depois de 6 anos
de campanha
Na esteira de jovens ativistas em defesa do Planeta Terra, como a Greta Thunberg, destacam-se as irmãs indonesianas Melati e Isabel Wijsen, nascidas na ilha de Bali respectivamente em 2001 e 2003, de pai holandês e mãe indonesiana, e criadas nessa famosa ilha e hoje dedicam-se à redução do consumo de plástico em Bali, com repercussões positivas em várias partes do mundo.
Em 2013, ainda meninas de 12 e 10 anos, elas lançaram a campanha chamada “Adeus Sacolas Plásticas” (Bye bye plastic bags - BBPB) contra as sacolas plásticas de uso único e descartáveis, que teve como resultado o banimento de embalagens de plástico e de isopor e canudos plásticos de uso único na ilha de Bali a partir de junho de 2019, que tem impacto publicitário significativo por se tratar de um dos destinos turísticos mais visitados do mundo.
Ref. How to change the world in just 3 steps | Ways To Change The World
10 de fev. de 2020
World Economic Forum
Para a redução do lixo plástico em Bali, o time liderado pelas irmãs Melati e Isabel tem atuado em projetos de educação ambiental mediante realização de campanhas, workshops, limpezas coletivas de praias, oferecimento de alternativas para o uso de sacolas plásticas e criação de projetos pilotos em vilas sem uso das embalagens plásticas.
A partir do êxito em Bali, o BBPB tem se espalhado por diversas partes do mundo como forma de inspiração para o empoderamento de jovens em defesa da sustentabilidade futura do Planeta, atuando em 29 países, com 50 times, 75.000 estudantes e com apoio da plataforma Youthtopia.
Em função do impacto causado, o trabalho das irmãs Melati e Isabel tem sido reconhecido pelo recebimento de diversos prêmios do mundo como o 2016 Global Youth of the Year Award em Taiwan, em dez/2016, Bambi-Award na Alemanha, em nov/2017 e o CNN Young Heroes Award 2018, em dez/2018.
Em 2018, as irmãs Wijsen foram premiadas entre as 25 adolescentes mais influentes do mundo pela revista Time.
Em 2017, as irmãs Melati e Isabel foram convidadas a palestrar no Dia Mundial do Oceano, na ONU em Nova York, e em 2020 Melati discursou no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suiça, o mais importante encontro dessa natureza no mundo.
SITUAÇÃO VEXATÓRIA NO BRASIL
No Brasil, entretanto, as medidas de restrição ao uso de sacolas plásticas descartáveis ainda são bastante limitadas e pouco efetivas, apesar dos graves efeitos decorrentes da geração e acúmulo cada vez maior de resíduos sólidos.
Por exemplo, no Distrito Federal, que tem a maior renda per capita do Brasil, apesar de 3 leis já aprovadas que restringem a distribuição gratuita de sacolas plásticas no comércio varejista, a última das quais é a Lei do DF nº 6.322, de 10.07.2019, praticamente nenhuma ação efetiva foi tomada até agora nesse sentido, haja vista que a maioria dos clientes continuam esbanjando no uso das sacolas plásticas que causam sério impacto ambiental, que, comumente, são jogadas nas vias e espaços públicos, e principalmente são acumuladas nos lixões ou muitas vezes acabam chegando aos cursos de águas e oceanos e aos pontos mais longínquos do planeta. A situação é tão grave que estudo, divulgado no Fórum Econômico Mundial de Davos em 2016, prevê que em 2050 os oceanos tenham mais lixo plástico do que pescados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário