sábado, 3 de outubro de 2020

FAKE NEWS SOBRE VACINA PARA O COVID-19

 As vacinas podem ser seguras e eficazes contra o Covid-19

A pandemia de Covid-19 é uma doença respiratória aguda causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2), que foi identificada pela primeira vez em Wuhan, na província de Hubei, na China, em 01.12.2019, mas o primeiro caso foi reportado em 31.12.2019. Em 11.02.2020, o chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou o termo Covid-19 como nome oficial da doença, porque a palavra coronavírus refere-se ao grupo que o vírus pertence, e não à última cepa descoberta, sendo que o vírus em si é designado por SARS-CoV-2. 

Pela sua característica de epidemia de doença infecciosa que se espalhou rapidamente por vastas regiões do planeta, a OMS, em 11.03.2020, declarou o surto do Covid-19 como uma pandemia. Até 30.09.2020, 33.642.602 casos da doença estavam confirmados em 188 países, com 1.007.769  mortes reportadas e cerca de 23 milhões de pessoas curadas. No Brasil, na mesma data, estavam confirmados 4.780.317 casos  e 143.010 mortes. 

CORONAVÍRUS: A VACINA PODE EDITAR SEU DNA???

14 de set. de 2020

Doutor Informação

Pesquisa para o desenvolvimento da vacina

Por iniciativa de diversos governos nacionais e entidades nacionais e internacionais, estão sendo realizados em ritmo acelerado  diversos estudos e experimentos científicos para o desenvolvimento da vacina contra a Covid-19. Ao final de fev/2020,  a  OMS não esperava que uma vacina contra o SARS-CoV-2 esteja disponível em menos de 18 meses. 

Mas esse prazo pode ser abreviado pelo fato de tentativas anteriores de desenvolver uma vacina contra as doenças do coronavírus, SARS e MERS ter permitido acumular um conhecimento considerável sobre a estrutura e a função dos coronavírus, o que tem propiciado a aceleração na criação de várias plataformas tecnológicas de pesquisa para a vacina contra o COVID-19.  

Ao  final de junho de 2020, 194 experimentos de  vacina estavam em desenvolvimento, sendo 15 em testes em humanos: 2 na fase II (eficácia e testagem de dose), 5 na fase I-II (segurança e eficácia) e 8 em fase I. 


Benefícios e Custo da Vacina

Não é possível saber antecipadamente o grau de eficácia da vacina contra o vírus nem o custo total dos gastos para o seu desenvolvimento. Mas considerando que uma vacina eficaz pode evitar milhares de mortes e prejuízo econômico global  na casa dos trilhões de dólares, não há dúvida de que se justificam os investimentos que se situariam na casa de bilhões de dólares.  


Rumores, desinformação e fake news

Deve-se, entretanto, tomar cuidado contra a postagem nas mídias sociais de mensagens que procuram disseminar idéias conspiratórias que estariam por trás da pesquisa, desenvolvimento e testagem das vacinas contra o Covid-19. Uma delas, por exemplo, de autoria, origem e  data desconhecidas, dissemina a falsa concepção de que a vacina que usa a chamada plataforma de ácido nucleico pode alterar de forma definitiva o material genético humano, bem como pode inocular nanopartículas de controle social que permitiria o monitoramento da pessoa e o controle de seus dados pessoais. 

Mas esse tipo de desinformação é desmentido por exemplo pelo médico Antonio Felipe Valente, CRM do Paraná nº 28946, que afasta o risco de que a vacina que usa a chamada plataforma do RNA mensageiro venha a causar a alteração definitiva do material genético humano.  Ao contrário, muita coisa ainda deve ser desenvolvida, mas esse tipo de tecnologia pode ser bastante promissor para criar uma vacina segura e eficaz contra o Covid-19.  

Shoji


Nenhum comentário:

Postar um comentário