As novas modalidades objetivam atrair maior interesse dos jovens, das mulheres e dos moradores comuns dos centros urbanos
56 anos após os memoráveis Jogos Olímpicos de Tokyo de 1964, que ficaram marcados indelevelmente como símbolo e como cartão de apresentação do Japão ao mundo da sua recuperação dos escombros da II Guerra Mundial que tinha terminado somente 19 anos antes, as Olimpíadas de Tokyo 2020, as XXXII Olimpíadas da Era Moderna, estavam programadas a ocorrer entre 24.07 a 09.08.2020. Entretanto, para a frustração mundial, esses Jogos foram adiados por força dos efeitos da pandemia do Covid-19 em escala global, mas, segundo as autoridades japonesas, já estão reprogramadas para 2021 entre 23 de julho a 08 de agosto.
Nas mudanças entre os jogos de 1964 e de 2021, destaca-se a expansão das modalidades esportivas em disputa de 21 para 37, com o objetivo de atrair maior público, principalmente entre os jovens, as mulheres e os contingentes cada vez maiores de moradores comuns dos centros urbanos. Assim, para os jogos de 2021, serão incluídos o skate, surfe, karatê, escalada esportiva, beisebol/softbol e basquetebol 3x3.
Ref.: a) Japonesa de 13 anos conquista título mundial de skate park
15 de set. de 2019
EFE BRASIL
b) Shidashita, famous beach
brake2017
28 de mai. de 2017
aki holoua Tsuda
c) Escalada Esportiva em São
Paulo
23 de jul. de 2019
Associação Brasileira de
Escalada Esportiva
d) Final Female Kata. Rika Usami
of Japan. 宇佐美 里香。空手
4 de mai. de 2013
World Karate Federation
e) Regras do Basquete 3x3
2 de mai. de 2020
Checkball
f) Japan vs USA - Women's
Softball - Beijing 2008 Summer Olympic Games
22 de ago. de 2008
teamsportsbeijing
Skate
A competição de skate incluirá 80 competidores, homens e mulheres, nas disciplinas Parque e Rua, com cada competidor fazendo 3 corridas cronometradas, pontuadas em velocidade, dificuldade, originalidade, tempo, estabilidade, capacidade de estar suspenso no ar e no desempenho em geral. A disciplina Parque envolve o percurso com uma série de rampas, halfpipes, bowls e minirrampas, enquanto a modalidade de Rua apresenta um percurso reto que emula o ambiente urbano, incluindo obstáculos como corrimãos, bancos, paredes, escadas e caixas.
Surfe
O surfe, que teve origem no Havaí, fará sua estreia como esporte olímpico, tanto para homens como para mulheres, que serão pontuados pelos critérios de dificuldade, velocidade, potência e fluxo.
Ao invés de uma piscina artificial de ondas, a competição ocorrerá na praia de Shidashita, em Chiba, a 64 quilômetros de Tokyo, que não foi escolhida aleatoriamente, mas sim com base em dados analisados por meteorologistas para a obtenção das melhores alturas médias de ondas.
Escalada esportiva
A escalada é originária de um esporte bastante tradicional, o alpinismo. Será disputada por 20 atletas masculinos e 20 femininos, nos estilos: velocidade, dificuldade (lead) e bloco (Boulder). Na disciplina velocidade, os concorrentes lado a lado devem escalar um muro de 12 metros de altura no menor tempo possível com o apoio de cordas de segurança.
Na disciplina dificuldade, os atletas devem escalar uma parede de 17 metros o mais alto possível no tempo de 6 minutos. Na modalidade de Boulder os atletas devem escalar rotas fixas que variam em dificuldade no período de 4 minutos. Como detalhe, deve-se destacar que os atletas não podem treinar no local com antecedência.
Karatê
Depois de várias tentativas, pela primeira vez a tradicional arte marcial é incluída no calendário olímpico, em disputa por atletas masculinos e femininos, divididos em 2 modalidades: Kata (luta imaginária, sem contato físico, para demonstração das habilidades em realizar os movimentos de ataque e defesa) e Kumitê (que é a luta corporal entre 2 atletas), sendo que no kumitê os competidores são diferenciados por peso, como ocorre no boxe e judô.
Basquete 3x3
Foi inspirado nas diversas formas de basquete de rua praticadas no mundo e é considerado esporte urbano por excelência por poder ser praticado em qualquer lugar onde possa ser instalada uma tabela e um aro de basquete. Ele é disputado em meia quadra com somente uma tabela por 2 times de 3 jogadores cada, com um reserva para cada time. A estreia do 3x3 em competições internacionais aconteceu nos Jogos Olímpicos da Juventude, em 2010, em Cingapura, e o primeiro evento com seleções nacionais ocorreu em 2011, com o Mundial Sub-18.
Beisebol e softbol
O beisebol, praticado por homens, estreou como esporte olímpico em 1992, e está retornando às Olimpíadas, após ter sido excluído em 2012 e 2016. De forma similar, o softbol, praticado por mulheres, também está retornando aos Jogos Olímpicos em Tokyo, após ter estreado em 1996 e sido excluído em 2012 e 2016.
É muito oportuna a inclusão desses esportes como olímpicos em 2021 para despertar maior interesse dos jovens e dos moradores comuns urbanos, que já estão acostumados a ver não somente como atividades esportivas mas também como lazer do dia a dia atividades físicas como skate, surfe e basquete de rua. Assim, as Olímpiadas motivariam ainda mais a prática dos mais variados esportes, como forma não somente do necessário exercício físico como também de interação social entre pessoas, povos e países de todo o mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário