Muitos abandonam
mas outros adotam pets como companheiros fiéis em época de pandemia
É reconhecido universalmente que o animal de estimação proporciona ao seu dono muita alegria e benefícios, por ele gostar de fazer companhia e ser fiel ao dono por toda a vida, seja nos momentos felizes ou naqueles mais difíceis. Apesar disso, o compromisso do dono de cuidar do seu pet é quebrado com muita frequência, decorrente essencialmente da falta de verdadeiro amor ao seu pet, sendo este muitas vezes abandonado à própria sorte até em vias públicas.
Abandono de pets em época da pandemia do coronavírus
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), não há qualquer evidência de que os animais de estimação transmitam o vírus Covid-19 aos serem humanos, de modo que não participam da cadeia de contágio desse vírus entre as pessoas.
Apesar disso, esse falso receio, associado à insensibilidade do dono com o seu animal de estimação, tem levado ao aumento do abandono de pets nessa época de dificuldades causada pela pandemia, e isso ocorre a despeito do mau-trato e abandono de animais domésticos ser considerado crime pela legislação ambiental, conforme o art. 32, da Lei nº 9.605/1998.
Cães da PM disponíveis para adoção
TV Clube PE
Aumento da adoção de pet para amenizar o isolamento causado pelo confinamento
Em contraposição, a sensação de isolamento social decorrente do confinamento residencial (quarentena) decretado por autoridades governamentais em diversas partes do Mundo, inclusive no Brasil, tem incentivado muitas pessoas a adotar os pets como seus companheiros de vida. E esse processo tem sido facilitado pelo trabalho voluntário de diversas associações e entidades que abrigam os animais abandonados ou aqueles rejeitados pelos donos, os quais são divulgados principalmente em redes sociais para adoção. Mas recomenda-se a adoção somente por aqueles que tenham consciência de que isso implica em assumir compromisso de cuidar do seu animal de estimação com muita responsabilidade, o qual não deve ser esquecido principalmente quando o confinamento for relaxado após superada a crise pandêmica.
É interessante que até cães treinados em serviços de policiamento e segurança, quando da sua aposentadoria, podem ser adotados.
Alguns belos trabalhos de adoção:
- Projeto Acalanto – Brasília – DF
- Marina Inserra Adote Dog – SP
- Adote Um Gatinho – SP
- Instituto Amor em Patas (Iapa) – SP
- Amigos de São Francisco – SP
- Adote Um Focinho – SP
- Cão Sem Dono – SP.
Shoji
Nenhum comentário:
Postar um comentário