Cães abandonados
têm uma vida digna em fazenda de zaguates
É reconhecido universalmente que o animal de estimação proporciona ao seu dono muita alegria e benefícios, por ele fazer companhia e ser fiel ao dono por toda a vida, seja nos momentos felizes ou naqueles mais difíceis. Apesar disso, o compromisso do dono de cuidar do seu pet é quebrado com muita frequência, decorrente essencialmente da falta de verdadeiro amor ao seu pet, sendo este muitas vezes abandonado à própria sorte em vias públicas.
Dessa forma, hoje, a realidade de pets abandonados constitui sério transtorno nas aglomerações urbanas, principalmente nos países menos desenvolvidos.
Ref. 1) COSTA RICA | TERRITÓRIO ZAGUATE | RICHARD RASMUSSEN
31 de ago. de 2017
canal - Richard Rasmussen
Ref.2) Territorio de Zaguates 18-11-2015
canal - Maria de la Rica
Ref. 3) Land of Strays | Territorio de Zaguates // 60 Second Docs+
18 de set. de 2018
Canal - 60 Second Docs
O belo trabalho da fazenda de zaguates (vira-latas, em espanhol) abandonados na Costa Rica
Essa ação benevolente teve início movida pelo grande amor que Lya Battle tinha pelos animais desde a sua infância. Isso a inspirou, com a ajuda do seu marido, Alvaro Saumet, a resgatar cães abandonados nas ruas de San Jose, capital da Costa Rica, em 2005.
O aumento exponencial de cães resgatados acabou resultando na decisão de levá-los à uma fazenda herdada por Lya de seu avô, que hoje é conhecida como o Território dos Zaguates. Esse local é uma antiga fazenda de café, de 142 hectares, onde os cães vivem livres e soltos: durante o dia, passeiam e correm livremente pela grande área verde, subindo e descendo colinas ou se embrenhando em matagais, se alimentam de ração juntos em grandes comedouros na forma de canaletas e à noite se recolhem nos abrigos coletivos, mas muitos preferem dormir ao relento no meio do mato.
Atualmente são abrigados quase 1.300 cães, os quais são vacinados e castrados no início da internação, cada um dos quais implica em custo médio mensal de 36 dólares, que é bancado por recursos próprios e doações e colaborações de diversas formas, inclusive voluntariado, sem qualquer ajuda governamental.
O incentivo à adoção dos cães é estimulado pela visitação pública e consequente interação entre os visitantes e os cães, que vivem soltos e alegres na imensa área verde, embora as condições sanitárias não sejam as ideais em função do grande número de animais abrigados, mas são dignas.
Assim, o objetivo de servir como abrigo temporário aos animais necessitados está sendo cumprido à custa de muito sacrifício e dedicação dos seus cuidadores, pois dos cerca de 10 mil animais que já passaram pelo Território, 7 mil acabaram sendo adotados pelas pessoas e famílias que se interessaram para terem eles como seus companheiros de vida. Mas o trabalho não para, pois novos zaguates rejeitados continuam chegando.
Plataforma para doação: treeseed.org/territoriodezaguates
Shoji
Nenhum comentário:
Postar um comentário