sábado, 25 de abril de 2020

ADEUS AO ALPINISTA SHERPA DAVID LAMA


Referências:
01- RIP David Lama, a young mountaineer talent. The Mountain Queen CREDITS Text: Wikipedia and our contents; Images and videos: Google Earth 3d, Pixabay.com02 -In Memory of David Lama(Career Highlight Reel) Justin Long03 - AXAMER LIZUM David Lama memorial
Os exímios alpinistas David Lama, Hansjörg Auer, austríacos, e Jess Roslelly,  norte-americano, pertencentes à elite mundial desse esporte, faleceram em 16.04.2019 surpreendidos por uma alavanche após alcançar o pico Howse nas Montanhas Rochosas no Canadá. 
A morte de David Lama representa um fato significativo marcante por ser ele filho de mãe austríaca e de pai, um guia nepalês de alpinismo, pertencente à etnia sherpa, que habita a parte mais montanhosa do Nepal, no alto do Himalaia. Os sherpas se tornaram mundialmente famosos por exercerem a função importante de apoiar as expedições de escalada das montanhas mais altas no mundo na extensa cordilheira do Himalaia.  Esse apoio dos sherpas é tão fundamental que os próprios alpinistas reconhecem que a escalada dos picos mais altos no Himalaia seria praticamente impossível sem a contribuição dos heróicos sherpas.   
Em função da influência familiar, desde a infância David Lama se dedicou ao alpinismo, tendo, por exemplo, em 2004, aos 14 anos, vencido a competição European Youth Cup. Entre outros grandes feitos reconhecidos mundialmente, Lama destacou-se pela primeira escalada livre da rota Compressor no Cerro Torre na cordilheira dos Andes.

O significado dos feitos de David Lama
Muitas pessoas consideradas normais questionam as expedições radicais de exploradores como David Lama que buscam feitos desafiadores de elevada periculosidade, para o exercício até ao limite da capacidade humana em superar as dificuldades. Muitas vezes, indivíduos como ele são considerados malucos ou irresponsáveis, mas, na realidade, graças a pessoas dessa estirpe é que a humanidade tem conseguido galgar cada vez mais conhecimentos e façanhas ao longo da sua história.   Por exemplo, segundo a mitologia grega, Ícaro encontrou a morte na sua tentativa de voar com a ajuda de asas artificiais.   Mas esse exemplo inspirou diversos inventores e pesquisadores ao longo da história, que culminou finalmente com o aprendizado do vôo por meio de aeronaves.  Feitos semelhantes se aplicam na exploração de áreas ou regiões inóspitas ou perigosas, como os rios mais caudalosos, os mares e oceanos mais distantes, as profundidades abissais dos oceanos, os cumes das montanhas mais altas, os desfiladeiros mais sinuosos, as cavernas mais profundas, as florestas mais densas, as vastas regiões desérticas ou os gélidos Ártico e Antártida.  
Assim, agora, só temos a fazer uma justa homenagem póstuma a David Lama e a seus companheiros e também a outros menos conhecidos que encontraram o descanso eterno em busca de seus sonhos.   
MUITO OBRIGADO PELOS SEUS GRANDES EXEMPLOS DE VIDA!
Shoji

Nenhum comentário:

Postar um comentário