sábado, 22 de outubro de 2022

IMPORTÂNCIA DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA NO JAPÃO

 Limpeza da escola e preparo da merenda ajudam na educação da criança

O sistema educacional japonês é considerado diferenciado, muito bom e, sobretudo, ajuda na formação da criança e do jovem e seu convívio saudável na sociedade japonesa. O ensino obrigatório no Japão é de 9 anos, sendo 6 anos no ensino fundamental (shougakkou) e 3 no secundário (chuugakkou). O Ensino Médio (koukou) não é obrigatório, mas a maioria dos alunos acaba concluindo esse ciclo.  O período obrigatório contempla alunos de 6 a 15 anos, é gratuito e tem o currículo estrategicamente definido pelo Ministério da Educação, Esportes, Ciência e Tecnologia, sendo o material pedagógico e os planos de aula revisados e atualizados regularmente. Alguns dos instrumentos fundamentais no ensino infantil japonês são:

 

a) Veja como funciona uma escola pública no Japão | UNIVERSO JAPÃO 27 de mai. de 2018 Cleiton Fujimura

b) Como funciona a limpeza nas escolas japonesas? 7 de jan. de 2018 Viajante Will

1.      Boas maneiras antes do conhecimento

Nas escolas japonesas, os estudantes não fazem prova até alcançarem a 4ª série (aos 10 anos de idade), mas apenas alguns pequenos testes, pois o objetivo para os 3 primeiros anos de escola não é avaliar o conhecimento da criança, mas sim incentivar a prática das boas maneiras e o desenvolvimento do seu caráter. Ou seja, as crianças são ensinadas a respeitar o próximo, o meio ambiente, a natureza e os animais. Aprendem também sobre generosidade, empatia, além de autocontrole e coragem. Ou seja, desde pequena a criança é ensinada a manter uma rotina e uma disciplina muito rigorosa em casa e, principalmente, na escola: respeitar os professores e os colegas, ser pontual, não faltar às aulas, apresentar bom desempenho nas tarefas, cuidar dos seus materiais.

 

2.      A merenda escolar é preparada de forma saudável e servida a todos

Nas escolas públicas, o almoço é feito segundo um cardápio padronizado desenvolvido por cozinheiros especializados e por profissionais da saúde. Como não existem refeitórios, a refeição é oferecida nas salas de aula pelos próprios alunos, que se organizam  para servir a todos os colegas, inclusive o professor, o que ajuda a melhorar o convívio social entre todos. 

 

3. A limpeza da escola é tarefa dos próprios alunos.

Depois da merenda, é hora de fazer a limpeza, e os próprios alunos são responsáveis por essa tarefa. Os pequenos são divididos em grupos, e cada um é responsável por lavar o que foi usado na refeição e pela limpeza da sala de aula, dos corredores e dos banheiros, num sistema de rodízio coordenado pelos professores. Ou seja, desde os primeiros anos, os estudantes fazem a limpeza das dependências da escola, aprendendo com isso a trabalhar em equipe e a ajudar-se mutuamente, bem como a respeitar e a preservar o patrimônio em prol do bem público, além de valorizar o próprio trabalho e o trabalho dos outros.   

Obviamente, nem tudo é perfeito, pois o sistema educacional reveste-se da exigência de alto grau de disciplina, muitas vezes considerada excessiva, e por seu caráter bastante competitivo, principalmente na fase de ingresso ao ensino superior, quando as vagas nas melhores universidades são disputadas de tal forma acirrada, que leva jovens a ficarem extremamente estressados. Também há crítica de que o sistema educacional não estimula o desenvolvimento da capacidade e caraterísticas individuais.   

 

4.   Mas de forma geral, o sistema educacional japonês prima pela formação do caráter e da personalidade da criança e do jovem o que propicia benefícios por toda a vida, não somente de forma individual mas também por toda a coletividade.  

Shoji

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