sábado, 11 de junho de 2022

GUARANI – LÍNGUA INDÍGENA OFICIAL NO PARAGUAI

 No Mundo, centenas e até milhares de sistemas linguísticos já desapareceram ou estão desaparecendo num ritmo acelerado. Quando uma língua morre, com ela morre também uma visão de mundo absolutamente única. Com a língua que desparece perdemos uma enorme herança cultural; o entendimento de como um grupo humano específico se relaciona com o mundo e a natureza ao seu redor; conhecimentos médicos, botânicos e zoológicos; e, ainda mais importante, perdemos a expressão do humor, do amor e da vida como a viam e entendiam essas pessoas. Línguas diferentes mostram maneiras diferentes da mente humana codificar as informações, entender e sistematizar o mundo, a experiência, e são formas nunca pensadas por aqueles que falam, por exemplo,  uma língua de origem européia. Em resumo, perdemos o testemunho de vida de um grupo humano de séculos, de milênios, configurando uma perda de patrimônio cultural irreparável para a humanidade.

a) IDIOMA GUARANI Spot Tv Pública Paraguay 30 de abr. de 2012 PARAGUAY TV

b) Saudações no idioma Guarani 3 de mar. de 2017 Español natural

c) Aprenda a falar guarani. 2 de fev. de 2017 Beatriz da Silva

A maior concentração de línguas faladas encontra-se em áreas do planeta onde é maior a biodiversidade, em termos de ecossistema ambiental e variedade de todas as formas de vida animal e vegetal. Nas florestas pluviais tropicais, que hoje ocupam apenas 7% da superfície terrestre, estão 36% dos grupos etnolinguísticos do mundo.

Lamentavelmente, sob a influência da globalização e do rápido processo de modernização e de desenvolvimento econômico, estima-se que até o final do século 21 estarão extintas entre 50 e 90% das línguas atualmente em uso.

 

Guarani, língua oficial no Paraguai e falada por 90% da sua população

O guarani originalmente é uma língua indígena do sul da América do Sul, falada pelas povos descendentes ou que sofreram a influência da etnia tupi-guarani, principalmente no Paraguai, mas  também na Argentina, BolíviaBrasil, e não está entre os em risco de extinção pelo menos a curto e médio prazos.

No Paraguai, a língua guarani foi preservada principalmente porque os padres jesuítas a partir do século XVII a usaram como instrumento de conversão religiosa numa empreitada catequizadora desvinculada das potências ibéricas católicas que, efemeramente, constituiu um estado indígena cristão, as chamadas missões (ou reduções) jesuítas.

Entretanto, a língua guarani, que, antes de sistematizada pelos jesuítas, não era escrita, assimilou uma grande variedade de vocábulos da língua castelhana,  gerando nesse país o chamado "jopara" (mesclado) que quer dizer "mistura", de modo que no Paraguai em geral é adotado o  guarani “jopara”, que é falado por 90% da população paraguaia, o qual é ensinado na rede escolar pública. 

Essa forma de colonização influiu na constituição da sociedade paraguaia, que teve como efeito a superioridade numérica dos falantes do guarani e da relação de parentesco que existia entre espanhóis e indígenas, de modo que a língua nativa gozou desde o começo de uma ampla aceitação social, em contraste ao que ocorria ou ocorre no resto da América, onde os idiomas indígenas em geral não eram bem vistos pela elite da sua população. Assim, no Paraguai, diferentemente, o guarani pode ser considerado como o único idioma indígena nas Américas falado pela maioria da população do país.

No Paraguai, ao lado do espanhol passou a ser considerado língua oficial a partir de 1992. Também foi oficializada na província de Corrientes na Argentina em 2004, na cidade brasileira de Tacuru no Estado do Mato Grosso do Sul em 2010 e na Bolívia, é considerada co-oficial desde 2009 ao lado do aimará, quechua e do espanhol. No Mercosul, em 1995 foi declarada como “língua histórica” e desde 2015 como língua de trabalho no Parlasul.

Shoji

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário