sábado, 4 de junho de 2022

AUMENTO DO USO DE DESCARTÁVEIS NA PANDEMIA DO COVID-19

 O uso de materiais descartáveis deve ser reduzido no serviço de delivery 

Uso endêmico de embalagens de plástico de uso único

A criação do plástico e o desenvolvimento de sua produção no início do século 20 revolucionaram todas as áreas da vida humana, seja na indústria, comércio e serviços, além de mudar radicalmente os hábitos de consumo, por ser leve, econômico, resistente e adaptável aos mais diversos usos. Mas os plásticos não trazem apenas benefícios à humanidade. Nas últimas décadas, o descarte do material plástico virou um problema ambiental grave, em função do seu elevado volume e pelo fato de ser de difícil decomposição.

  1. Eu não uso copo descartável 22 de fev. de 2019 Ministério Público do Estado do Acre
  2. Reduza o uso de plástico descartável | semana do meio ambiente 2018 6 de jun. de 2018 grupo cataratas
  3. ADEUS DESCARTÁVEIS! 16 de fev. de 2018 Meu Copo Eco
  4. Como a empresa Flex substituiu os descartáveis usando Meu Copo Eco 25 de set. de 2018 Meu Copo Eco
Uso endêmico de embalagens de plástico de uso único

A criação do plástico e o desenvolvimento de sua produção no início do século 20 revolucionaram todas as áreas da vida humana, seja na indústria, comércio e serviços, além de mudar radicalmente os hábitos de consumo, por ser leve, econômico, resistente e adaptável aos mais diversos usos. Mas os plásticos não trazem apenas benefícios à humanidade. Nas últimas décadas, o descarte do material plástico virou um problema ambiental grave, em função do seu elevado volume e pelo fato de ser de difícil decomposição.

Atualmente, o uso do plástico como embalagem e para outros fins está muito difundido no dia a dia dos consumidores, e grande parte após único uso, como ocorre com as sacolas plásticas, os copos e outros utensílios domésticos de plástico. 

Os detritos plásticos são contaminantes complexos e persistentes, sendo quase indestrutíveis, dividindo-se em partes menores, até mesmo em partículas de escala nanométrica, transformando-se em microplásticos, que podem subsistir nos mais diversos meios, corpos e alimentos, inclusive em águas engarrafadas.

O plástico não é inerentemente nocivo. É uma invenção criada pelo homem que gerou benefícios significativos para a sociedade. Mas, a maneira como indústrias, governos e consumidores lidaram com o plástico e a maneira como a sociedade o converteu em uma conveniência descartável de uso único transformou essa inovação em um desastre ambiental mundial.

 

Ações contra o impacto ambiental do plástico

Em função do elevado grau de impacto ambiental, diversos países no Mundo têm aprovado medidas para reduzir drasticamente o uso de material plástico descartado após um só uso, tais como cotonetes, pratos, talheres descartáveis, embalagens de comida, copos plásticos, canudos  e artigos de pesca, como o caso das medidas aprovadas pelo Parlamento Europeu em 24.10.2018, tendo como meta a redução drástica desses materiais até 2021 e nos anos seguintes. As medidas de 2018 para a redução drástica no uso desses produtos deu continuidade à guerra contra o plástico travada pela Europa pelo menos desde 2015, quando o bloco regional aprovou uma diretiva pela redução do uso de sacolas plásticas pelos países-membros.

 

Aumento de uso de descartáveis de uso único na pandemia

Para agravar ainda mais o quadro de crescimento da poluição plástica, a pandemia da covid-19, em função do uso mais intensivo da entrega de alimentos e diversos objetos a domicílio, aumentou mais o uso e o descarte de plásticos, principalmente daqueles de uso único.  

 

Atuação da IFood para a redução da poluição plástica e ambiental

Para reduzir o uso excessivo de descartáveis na era da pandemia, a IFood empresa líder em delivery traçou a meta de zerar a poluição plástica em suas operações até 2025. Para isso, criou a campanha “Amigos da Natureza” em parceria com os restaurantes cadastrados na empresa. Nessa campanha, o restaurante precisa oferecer aos usuários a opção de não receber talheres plásticos e outros itens descartáveis no seu cardápio digital. Assim, em nov/2021 a empresa já tinha mais de 40 mil restaurantes aderentes a essa campanha que viabilizou cerca de 20 milhões de entregas sem talheres, guardanapos e canudos plásticos.

 

No sentido de mitigar a poluição ambiental, a IFood tem por objetivo que 50% das entregas sejam feitas por meio de modais não-poluentes até 2025. Para aumentar o percentual de entregas limpas, com menor carga de poluição e barulho, a iFood firmou uma parceria com uma montadora para teste com motos elétricas, com previsão de alcançar mais de 10 mil para uso em entregas até o final de 2022. Além das motos elétricas, planeja-se o maior uso de bikes elétricas, por representar menor impacto ambiental e menor custo para os entregadores. Para isso, a empresa fechou parceria com a Tembici, em projeto exclusivo para entregadores, oferecendo capacitação, kit personalizado e planos acessíveis para o aluguel de bikes elétricas.

 

Para aumentar a reciclagem de materiais descartáveis, a IFood   investirá nas cooperativas de reciclagem, para melhoria de suas estruturas e equipamentos, incluindo a construção de uma nova central de triagem semi-mecanizada, em São Paulo, de modo a aumentar as taxas de reciclagem na cidade e a renda dos cooperados.

 

Necessidade de cooperação dos usuários de delivery

O sucesso da redução do uso de descartáveis no serviço de delivery depende também da cooperação dos consumidores e usuários, no sentido de que estes optem em não receber os itens descartáveis como talheres, copos, etc., bem como portar sempre que possível os kits com esses utensílios, principalmente nos locais de trabalho e nos locais que frequentam habitualmente.

 

Atualmente, o uso do plástico como embalagem e para outros fins está muito difundido no dia a dia dos consumidores, e grande parte após único uso, como ocorre com as sacolas plásticas, os copos e outros utensílios domésticos de plástico. 

Os detritos plásticos são contaminantes complexos e persistentes, sendo quase indestrutíveis, dividindo-se em partes menores, até mesmo em partículas de escala nanométrica, transformando-se em microplásticos, que podem subsistir nos mais diversos meios, corpos e alimentos, inclusive em águas engarrafadas.

O plástico não é inerentemente nocivo. É uma invenção criada pelo homem que gerou benefícios significativos para a sociedade. Mas, a maneira como indústrias, governos e consumidores lidaram com o plástico e a maneira como a sociedade o converteu em uma conveniência descartável de uso único transformou essa inovação em um desastre ambiental mundial.

 

Ações contra o impacto ambiental do plástico

Em função do elevado grau de impacto ambiental, diversos países no Mundo têm aprovado medidas para reduzir drasticamente o uso de material plástico descartado após um só uso, tais como cotonetes, pratos, talheres descartáveis, embalagens de comida, copos plásticos, canudos  e artigos de pesca, como o caso das medidas aprovadas pelo Parlamento Europeu em 24.10.2018, tendo como meta a redução drástica desses materiais até 2021 e nos anos seguintes. As medidas de 2018 para a redução drástica no uso desses produtos deu continuidade à guerra contra o plástico travada pela Europa pelo menos desde 2015, quando o bloco regional aprovou uma diretiva pela redução do uso de sacolas plásticas pelos países-membros.

 

Aumento de uso de descartáveis de uso único na pandemia

Para agravar ainda mais o quadro de crescimento da poluição plástica, a pandemia da covid-19, em função do uso mais intensivo da entrega de alimentos e diversos objetos a domicílio, aumentou mais o uso e o descarte de plásticos, principalmente daqueles de uso único.  

 

Atuação da IFood para a redução da poluição plástica e ambiental

Para reduzir o uso excessivo de descartáveis na era da pandemia, a IFood empresa líder em delivery traçou a meta de zerar a poluição plástica em suas operações até 2025. Para isso, criou a campanha “Amigos da Natureza” em parceria com os restaurantes cadastrados na empresa. Nessa campanha, o restaurante precisa oferecer aos usuários a opção de não receber talheres plásticos e outros itens descartáveis no seu cardápio digital. Assim, em nov/2021 a empresa já tinha mais de 40 mil restaurantes aderentes a essa campanha que viabilizou cerca de 20 milhões de entregas sem talheres, guardanapos e canudos plásticos.

 No sentido de mitigar a poluição ambiental, a IFood tem por objetivo que 50% das entregas sejam feitas por meio de modais não-poluentes até 2025. Para aumentar o percentual de entregas limpas, com menor carga de poluição e barulho, a iFood firmou uma parceria com uma montadora para teste com motos elétricas, com previsão de alcançar mais de 10 mil para uso em entregas até o final de 2022. Além das motos elétricas, planeja-se o maior uso de bikes elétricas, por representar menor impacto ambiental e menor custo para os entregadores. Para isso, a empresa fechou parceria com a Tembici, em projeto exclusivo para entregadores, oferecendo capacitação, kit personalizado e planos acessíveis para o aluguel de bikes elétricas.

 Para aumentar a reciclagem de materiais descartáveis, a IFood   investirá nas cooperativas de reciclagem, para melhoria de suas estruturas e equipamentos, incluindo a construção de uma nova central de triagem semi-mecanizada, em São Paulo, de modo a aumentar as taxas de reciclagem na cidade e a renda dos cooperados.

 Necessidade de cooperação dos usuários de delivery

O sucesso da redução do uso de descartáveis no serviço de delivery depende também da cooperação dos consumidores e usuários, no sentido de que estes optem em não receber os itens descartáveis como talheres, copos, etc., bem como portar sempre que possível os kits com esses utensílios, principalmente nos locais de trabalho e nos locais que frequentam habitualmente.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário