Cadeira de rodas elétrica melhora mobilidade e a autoestima do cadeirante
Na área de transporte e mobilidade, o deficiente
físico com dificuldade de mobilidade sofre diversas restrições, apesar da Lei 13.146/2015, sobre a Inclusão da
Pessoa com Deficiência ou Estatuto da Pessoa com Deficiência, assegurar o direito ao transporte e à mobilidade da
pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida em igualdade de oportunidades
com as demais pessoas, por meio de identificação e de eliminação de todos os
obstáculos e barreiras ao seu acesso.
Apesar
dessa garantia legal, a realidade cotidiana do cadeirante de roda é bastante
difícil, que sofre de deficiências de mobilidade e de acessibilidade, para se deslocar, seja para trabalho, estudo ou lazer,
por problemas como ruas esburacadas, calçadas estreitas ou em más condições,
barreiras como meio-fios altos sem rebaixamento para cadeiras de rodas, falta
de rampas de acesso em edifícios e elevadores não propícios aos deficientes ou em
mal estado de conservação.
Dificuldades similares
afetam o uso do transporte público, pois a maioria das redes de transporte
público nas cidades brasileiras não está adaptada para cadeirantes, idosos,
pessoas com mobilidade reduzida, como a falta de acessibilidade em ônibus,
metrô e trens.
Ref.: a) Start: Kit para motorizar cadeiras de rodas | Youse 15 de mai. de 2019 Youse Brasil
b) Solução para #cadeirantes - Reportagem #canalmovase 16 de jun. de 2019 Mova-se
Como não se pode esperar que as soluções venham somente de decisões e
ações governamentais, a própria
sociedade, os usuários e os empreendedores têm pesquisado e encontrado
alternativas para melhorar as condições de mobilidade dos cadeirantes, destacando-se entre elas um
kit acessório com roda e guidão, instalável em qualquer modelo de cadeira de
rodas manual para transformá-la em um triciclo motorizado elétrico, que permite
deslocar com maior facilidade e velocidade, inclusive em pisos irregulares ou não
pavimentados, de modo a trazer mais
mobilidade, autonomia e independência para o cadeirante, o que lhe traz maior
sensação de autoconfiança e autoestima.
Esse kit tem um sistema de
engate rápido, que o próprio usuário pode acoplar e desacoplar, sem necessidade
de auxílio. É como se destacasse a roda dianteira de uma motocicleta, com
guidão e tudo, e encaixá-la na frente da cadeira de rodas, pesando o acessório entre
15 kg a 28 kg. A roda adicional tem um motor elétrico embutido, com uma bateria
de lítio que pode ser recarregada em tomada convencional com um carregador
próprio, com a recarga completa levando 4 horas e propiciando autonomia de 20 a
40 kms, dependendo do peso do usuário e do tipo de terreno percorrido.
Shoji
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