sábado, 1 de abril de 2023

RECICLAGEM DE VIDRO É RENTÁVEL

 Recepção e trituração de vidro nos pontos de coleta facilita a reciclagem das embalagens de vidro

O conceito de economia circular contrapõe o atual ainda majoritário modelo que pode ser chamado como economia linear, baseado em extrair, transformar e descartar, o que depende de grandes quantidades de materiais de baixo custo e fácil acesso, além do uso intensivo de energia.  Entretanto, esse modelo linear é claramente insustentável a longo prazo, pois os estoques de insumos e matérias-primas são finitos e um dia poderão se esgotar, se for mantido o atual ritmo de uso de materiais e insumos. 

Conceitualmente, a economia circular é regenerativa e restaurativa, ou seja, seu objetivo é manter produtos, componentes e materiais em seu mais nível de utilidade e valor ao longo do tempo.  Assim, a economia circular consiste em um ciclo de desenvolvimento positivo contínuo que preserva e aprimora o capital natural, otimiza a produção de recursos e minimiza riscos sistêmicos administrando estoques finitos e fluxos renováveis.

a) Grupo Seiva - Um futuro consciente além do óbvio Grupo Seiva 27.03.2023

b) Logística Reversa do Vidro Recicla Sampa março 2019

c) Sustentabilidade - Reciclagem do Vidro Nestlé Health Science Brasil março 2022

  

Importância da logística reversa e reciclagem para a economia circular

Para o efetivo funcionamento da economia circular é fundamental a prática da logística reversa e reciclagem, tendo a sistemática de logística reversa o objetivo principal do recolhimento e a reutilização de produtos e materiais que tiveram o seu ciclo produtivo encerrado, fazendo o processo inverso ao da logística tradicional, que tem como fundamento o fluxo linear da origem do produto para o ponto final de consumo. Dessa forma, a logística reversa constrói uma estreita relação com a reciclagem, ao facilitar o reaproveitamento dos materiais coletados e proporcionar o seu retorno aos diferentes centros produtivos em forma de matéria-prima.

 

Dificuldades na logística reversa e reciclagem do vidro

No caso do vidro, embora esse material seja 100% reciclável, o mesmo tem um valor intrínseco menor comparado por exemplo com o alumínio e o PET, tem alto peso, apresenta dificuldade e periculosidade no manuseio e elevado custo logístico para o transporte por longas distâncias para a reciclagem. Com isso, o índice de reciclagem do vidro no Brasil gira em torno de 20% a 30% bem inferior a outros materiais mais atraentes para os coletores como PET (55%) e as latas de alumínio (98%). A baixa taxa de reuso decorre também da incipiência de um sistema integrado que una os agentes desde o fabricante até os consumidores, o que dificulta que o vidro usado chegue às fábricas recicladoras do produto.

Ou seja, essa baixa taxa de reuso é resultante das dificuldades na logística de coleta, manuseio, acondicionamento de material e transporte das embalagens retornáveis para as unidades recicladoras. Assim, alternativamente ao retorno de embalagens inteiras de vidro, as dificuldades de logística podem ser superadas com a instalação de máquina nos locais de coleta, que faça não apenas a recepção mas também a trituração desse material, o que reduz substancialmente o volume, diminuindo os sacos para acondicionamento, o que facilita o seu manuseio e consequente transporte.

 

Coleta e reciclagem de vidro triturado pelo Grupo Seiva

Essa forma de atuação está sendo praticada por empresas como o Grupo Seiva, em parceria com a Heineken do Brasil e com diversos bares, restaurantes e pontos de varejo, e até com condomínios residenciais, para a instalação de máquinas e coletores e trituradores. Nesse sistema, o usuário deposita o vidro na máquina, que é triturado, recolhido pela cooperativa de catadores, que vende para a Owens Illinois, que por sua vez fabrica nova garrafa para uso pela Heineken. Esse sistema está sendo ampliado para coleta das garrafas PET e, para estimular o consumidor, este recebe uma compensação financeira pelo material entregue (cashback), que pode seu usado na aquisição de produtos da Heineken.

No conjunto, essa sistemática de coleta e reciclagem de vidros ainda é incipiente mas tem potencial de ser ampliada de forma significativa, com significativos benefícios ambientais, econômicos e sociais.  

Shoji

 

 

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